fbpx
Resultados da pesquisa

A Impressionante Forma de Aumentar a Rentabilidade de um Imóvel de Aluguel

Postado por Douglas Varreira em julho 5, 2020
| 0

Ter um imóvel de aluguel, gerador de renda passiva é uma excelente forma de renda. E um dos argumentos para isso é que o público-alvo desse produto é grande. Além disso, essa forma de renda, gera lucratividade com menos ação.

Como assim, mais lucratividade com menos ação?

Para entender esse argumento, primeiramente é necessário compreender o que é renda passiva. Um conceito bem simples e direto de renda passiva é esse: “Renda passiva é o rendimento financeiro que você tem sem precisar dedicar tempo ou esforço contínuo.”

Já parou para analisar essa frase?

“…sem precisar dedicar TEMPO…”

Tempo é algo escasso. Afinal ninguém tem “mais horas” para gerar mais renda. Portanto todos nós temos 24 horas todos os dias. E é aí que a renda passiva entra em jogo. Pois enquanto o tempo passa, a renda passiva continua gerando rendimento.

Agora fica mais fácil compreender o porquê de mais lucratividade com menos ação.

Uma das formas de renda passiva é a renda de aluguel. Pois enquanto o proprietário está ocupado com outros afazeres, seu imóvel está “trabalhando”.

A locação de imóvel é capaz de gerar uma elevada rentabilidade mensal ao proprietário. Não é a toa que pesquisas realizadas no último ano constatou que houve um aumento de 5,3% na procura de imóveis por aluguel. Afinal, estamos falando de uma necessidade básica: a moradia (no caso do aluguel residencial).

No Ebook O Manual Prático das Locações de Imóveis, cito alguns exemplos comprovando a alta demanda para aluguel. Um deles é o seguinte: Todo ano, universidades recebem novos estudantes que precisarão de um novo lar. Aí a locação de imóveis entra em cena!

Portanto, enquanto houver migrações de pessoas de suas cidades haverá locação.

Já entendemos que o imóvel é um gerador de uma excelente renda: a renda passiva. Assim, eu preciso te fazer uma pergunta: Você sabia que há como aumentar a rentabilidade de um imóvel de aluguel?

Como aumentar a rentabilidade de um imóvel de aluguel?

Ao observar diariamente muitos imóveis e estudá-los, percebo que imóveis com características semelhantes são alugados por valores diferentes.

Não estou me referindo a negociação.

Sei que muitas vezes, principalmente em momentos de crises, há propostas bem abaixo do “preço de mercado”. Entretanto, vamos deixar de lado esse tipo de negociação e vamos focar no ponto-chave.

O povo brasileiro – e não somente os ricos- é um dos mais extravagantes do mundo em matéria de despesas, porém costuma exigir distinção em exterioridades de seus produtos.

Veja um simples exemplo:

Em uma feira, onde há uma variedade de frutas e verduras, em meio a berros e gritarias, várias pessoas se debatem comprando a preços relativamente comuns.

feira ao ar livre

Já em um grande mercado onde o ambiente possui uma música tranquila, atendentes sorridentes, observa-se na área de hortifrúti diversas frutas expostas. Essas frutas foram cuidadosamente bem selecionadas esteticamente. Todas artisticamente reluzindo ao contato com a luz do local. Ao conferir seus preços, são cobrados de 2 a 3x mais que a feira citada.

Mas apesar de seu preço superior, não é de se admirar que o lucro de frutas vendidas nesse mercado será superior que o da feira. Mesmo a feira vendendo muito mais frutas. Por que isso acontece?

Simples. O mercado em questão atrai seus compradores pela beleza de seus produtos expostos. Além do ambiente tranquilo e agradável criado para gerar mais venda, pois o dono desse mercado se preocupou em criar uma atmosfera propícia para seus clientes comprarem “pelos olhos” e não pelo preço.

E no mercado de locações de imóveis, como consigo aplicar isso?

Um imóvel mobiliado ou semi mobiliado com móveis fixos poupará tempo para o locatário se mudar e consequentemente desocupá-lo. Pois seu transtorno com mudança é drasticamente reduzido.

Sim, imóvel mobiliado tem a tendência de ser mais valorizado do que um imóvel vazio. Mas não me refiro especificamente à isso.

Lembre do exemplo do mercado. As frutas foram separadas exclusivamente para atrair o público e serem vendidas pelos olhos. E nos imóveis não é diferente, imóveis que são preparados para atrair o público e ser vendido pelos olhos, gerará mais retorno financeiro.

Um exemplo disto é o imóvel abaixo, que é alugado ao longo de 3 anos por um valor acima dos preços de imóveis similares no mesmo condomínio.

Apesar de seu design diferenciado, não possui características dos demais lofts como cozinha americana, churrasqueira, etc. Ou seja, possui menos itens que os demais lofts do prédio, porém é alugado por um preço acima dos demais.

Além disso, vale ressaltar que o investimento do proprietário do imóvel foi igual ao preço de mercado dos demais imóveis do prédio. Seus diferenciais lhe renderam cerca de R$250,00 acima do mercado, ou seja, R$3.000,00 anual.

Conclusão

O que faz um imóvel se destacar é seu diferencial.

O exemplo que citei do loft mobiliado serve para lhe inspirar. Ressalto que não é somente a mobília que gerará mais valor ao inquilino a ponto de alugá-lo por um preço maior. E sim, sua decoração. Decorar o imóvel não é apenas mobiliá-lo e sim deixá-lo atrativo, ou como o dicionário define a palavra decorar: “tornar mais agradável aos olhos”. Afinal, assim como os compradores do mercado pagam um preço elevado pelas suas frutas, você também conseguirá locatários que pagarão mais pelo aluguel de seu imóvel.

Você já Leu: Cuidados antes de Entregar as Chaves para o Novo Inquilino?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Comparar Anúncios

WhatsApp chat