fbpx
Resultados da pesquisa

Quanto Dinheiro Você já Perdeu Esperando a Venda de seu Imóvel?

Postado por Douglas Varreira em junho 29, 2020
| 6 Comentários

Apesar do incentivo dos bancos no crédito imobiliário, sabemos que não estamos vivendo em um momento onde o mercado de venda de imóveis está aquecido. Basta observar anúncios, placas e em uma simples conversa, chega-se a conclusão que grande parte dos proprietários de imóveis tem interesse em vender seus imóveis. Mas isso não é novidade. Afinal, ainda os imóveis são popularmente conhecido como investimento de compra e venda. E a causa para isso, está na quantia recebida na venda do imóvel, que muitas vezes é bem atrativa.

quantidade de imóveis anunciados para venda em Porto Alegre

Como percebe-se na imagem acima, a quantidade de proprietários interessados em vender é grande. Não é a toa que há mais de 100.000 imóveis disponíveis a venda em Porto Alegre em diversos portais de anúncios (06/2020). Temos pesquisas informando que o tempo estimado para vender um imóvel na média é entre 1 a 1,5 anos (lembrando que é uma média, ou seja, pode ser mais tempo ou menos). Além disso, dados apontados em pesquisa no início do ano de 2020 revelou que muitos brasileiros com faculdade estão ganhando 1 salário mínimo, fazendo com que o emprego “informal” cresça. Já parou para pensar como ficará a situação de muitos profissionais devido ao cenário atual de paralisação?

“Mas Douglas, essa situação de paralisação econômica irá passar.”

Sem dúvida! Mas assim como um machucado, as cicatrizes permanecem até a total cura. Como popularmente conhecido: “o tempo é o melhor remédio”. Entretanto não podemos negar os dados atuais e que levará um determinado tempo – mesmo que indeterminado ainda- para retomada da economia.

E o financiamento imobiliário? Com a crescente onda de pessoas desempregadas devido a dificuldades financeiras de muitas empresas, como essas pessoas conseguirão financiar a compra de um imóvel? Sabemos que não é todo público que enfrentará tal situação, mas é uma grande parcela. O que acaba tornando mais seleto o “público comprador”.

Logo com o número reduzido de “público comprador”, a Lei da Oferta e Procura entra em ação.

Ao observar todas essas informações, já dá para pensar o quanto é gasto com condomínio e IPTU por esses proprietários mensalmente esperando a venda de seu imóvel. Além disso a perspectiva é que gaste a longo prazo (média de 1 a 1,5 anos, podendo ser mais ou menos).

O que fazer para solucionar essa situação?

Há um meio tão lucrativo quanto o mercado de compra e venda, com demanda em crescente, gerador de renda passiva e um forte contribuidor para economia local. Esse mercado é o de locação de imóveis. Pesquisas mostram que no último ano houve um aumento de 5,3% na procura por imóveis para locação. Além disso é um mercado que em meio à crise financeira ou recessão, consegue manter-se, visto que é uma necessidade básica: a moradia.

Você já Leu: O segredo de como alugo meus imóveis rapidamente.

Uma ideia para evitar os gastos mensais enquanto espera a venda do imóvel é continuar anunciando o imóvel para venda e enquanto isso deixá-lo alugado. Assim, além do proprietário deixar de gastar mensalmente com custos (condomínio, luz, gás, IPTU, etc) e terá um fluxo de caixa positivo. Lembrando que alugar o imóvel não impede a sua venda.

E você, já perdeu muito dinheiro aguardando a venda de seu imóvel?

6 comentários sobre “Quanto Dinheiro Você já Perdeu Esperando a Venda de seu Imóvel?

  • em junho 30, 2020

    Muito legal! Parabéns pela iniciativa!
    Continuem assim!

  • Fabio Baggio
    em junho 30, 2020

    Muito bom o texto.. sigo a mesma linha.

  • Marino Ponssoni
    em junho 30, 2020

    Boa tarde!
    Parabéns por mais esta iniciativa!
    Realmente vem para estreitar os laços comerciais e ampliar os nossos conhecimentos!!!!
    Abraço!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Comparar Anúncios

WhatsApp chat