fbpx
Resultados da pesquisa

Quais as Taxas de Condomínio Devo Pagar?

Postado por Douglas Varreira em junho 29, 2020
| 0

Alugar um imóvel requer responsabilidade do inquilino, pois além de custos com aluguel, há as taxas de condomínio, IPTU e gastos pessoais. Responsabilidade e organização financeira são essenciais para não passar por “apertos” futuros ao alugar um imóvel. Porém no momento de organizar o orçamento e custos, muitas vezes nos deparamos com taxas de condomínio altíssimas. Além disso ao verificar o doc de condomínio percebemos diversas descrições de taxas que podem gerar uma confusão.

Afinal, quem nunca se deparou ao DOC de condomínio e ao analisar todas as taxas discriminadas, surgiu aquela dúvida: “Por que tanta taxa?”

O inquilino – e até mesmo o interessado em alugar o imóvel – deve compreender que muitas taxas citadas no doc de condomínio não são de sua responsabilidade. Não se atentar para essas taxas pode elevar o custo do imóvel ao inquilino, ou até mesmo, prejudicar a locação do imóvel do interessado em alugar.

Em situações que presenciei, se não tivesse sido explicado os custos reais que os inquilinos teriam com o condomínio, os mesmos não haveriam alugado, pois, não tinham o conhecimento que há taxas que não são de sua responsabilidade.

“Então Douglas, quais as taxas de condomínio que devo pagar?”

Para evitar custos desnecessários aos locatários e não haver mais dúvidas, elaborei esse post onde mostro as taxas de responsabilidade de inquilino e proprietário.

Para exemplificar e ilustrar, abaixo temos um doc de condomínio para análise.

Você já leu: Quais os cuidados que o inquilino deve tomar após alugar um imóvel?

Observando o valor total acima, poderia impedir muitos interessados em alugar o imóvel caso não soubessem analisar as taxas. Nesse exemplo, percebe-se 3 taxas que não são responsabilidade do inquilino. Essas taxas são fundo de reserva, reforma-serviços (fundo de obras) e honorários profissionais.

Ao somar esses valores de taxas extraordinárias, chega-se ao total de R$783,70 mensal, ou R$9.404,40 caso essas taxas fossem cobradas no condomínio durante 12 meses. Já pensou que diferença no orçamento faz esse valor?

Quais as taxas de condomínio que o inquilino e proprietário devem pagar?

A Lei do Inquilinato informa que é dever do inquilino pagar as taxas ordinárias do condomínio, que são aquelas necessárias para o funcionamento do condomínio. Já o proprietário deve pagar as taxas extraordinárias do condomínio, que são aquelas que não fazem parte dos gastos rotineiros do condomínio.

texto com as obrigações de pagamento do inquilino
texto com as obrigações de pagamento do proprietário

Entender as taxas do condomínio irá contribuir para economia de despesas, evitando assim que seja feito cobranças indevidas do inquilino.

Você está procurando opções de Imóveis para Aluguel? Clique Aqui.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Comparar Anúncios

WhatsApp chat