fbpx
Resultados da pesquisa

Cuidados antes de entregar as chaves para o novo inquilino?

Postado por Douglas Varreira em junho 8, 2020
| 2 Comentários

No momento em que o proprietário do imóvel recebe a notícia que seu imóvel foi alugado, costuma ser de grande euforia, já que seu imóvel começará a gerar renda passiva. Entretanto, antes da entrega de chaves ao novo locatário o locador deverá realizar uma série de preparações que farão o proprietário apenas preocupar-se com seus recebíveis mensais. Afinal, ter situações que causem dor de cabeça durante a locação pode transformar o sonho da locação em um pesadelo. Por isso, listo 03 cuidados que o proprietário deve seguir antes da entrega de chaves ao inquilino.

1-Recolha todas as cópias de chaves que estão em outras imobiliárias

Entregar todas as chaves para o novo locatário é essencial, pois garante a segurança do mesmo durante a locação. Já pensou em receber reclamações do locatário dizendo que havia “visitantes inoportunos” durante seu café em família?! Por isso, certifique-se que não há mais cópias à soltas.

Recolher as chaves das demais imobiliárias ou avisá-las, evitará dor de cabeça durante a locação.

Para reforçar o cuidado, sempre sugiro a recomendação de substituição da fechadura para o inquilino, pois muitas vezes o proprietário disponibiliza seu imóvel a muitas imobiliárias e acaba perdendo o controle de quem tem as cópias de chaves.

2-Solicite o desligamento das contas do imóvel

Esse item pode causar dor de cabeça durante e após a locação. Já vi situações onde meses após a saída do inquilino, o proprietário continuar recebendo contas de consumos elétricos do antigo inquilino. E para cobrar o mesmo, o proprietário deverá encontrá-lo e contatá-lo, gerando transtorno e perda de tempo. Para isso, o proprietário deve solicitar o desligamento das contas do imóvel, seja energia elétrica, gás, tv a cabo, etc.

Dessa forma, após entrada do inquilino o mesmo só precisará solicitar a ligação em seu nome. E quando sair do imóvel solicitar o desligamento. Assim, evitando qualquer gasto em nome do proprietário.

Você já Leu: o segredo de como alugo meus imóveis rapidamente.

3- Faça vistoria detalhada

A vistoria inicial é o documento onde fica registrado e fotografado toda relação de o que há no imóvel e seu estado atual. Esse documento deverá ser assinado por ambas as partes. Além disso, a vistoria poderá ser contestada pelo locatário, devendo toda observação ser registrada.

Dessa forma, o proprietário terá a garantia que no final da locação receberá o imóvel nas mesmas condições que do início da locação.

DICA BÔNUS:

Uma dica que evitará qualquer surpresa ao proprietário, é a revisão elétrica e de todos itens do imóvel que precisam de revisão de tempos em tempos. Além disso, certifique-se de registrar todas revisões com assinatura do profissional, para melhor organização. Assim, estará contribuindo para informações nas próximas revisões e em caso de um surgimento de problemas técnicos.

Alugar um imóvel deve ser lucrativo e para isso, deve-se seguir as orientações de profissionais técnicos na área. Ao seguir esses passos, você estará evitando stress que podem surgir durante e inclusive após a locação.

2 comentários sobre “Cuidados antes de entregar as chaves para o novo inquilino?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Comparar Anúncios

WhatsApp chat